quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Dessa vez, um homem...

A idéia do post de hoje era outra... Mas a música me fez mudar o post... Ia falar sobre o filme "O que terá acontecido a Baby Jane?", mas esse texto será o próximo!
Hoje, pra mudar um pouco as coisas por aqui, não vou falar de uma cantora diva. Vou falar de um músico. Yann Tiersen.
Quem já viu o filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"? É o filme mais perfeito do mundo, certo? CERTO! E boa parte dessa perfeição se deve a trilha sonora, composta por Yann Tiersen. Yann é um músico e compositor francês, nascido em 1970. Seu primeiro disco é de 1995, mas ele só ficou conhecido, mundialmente, em 2001, com a trilha de Amélie. O diretor do filme, Jean-Pierre Jeunet já tinha contratado o compositor Michael Nyman, mas mudou de idéia ao ouvir a obra de Yann.
As músicas têm como instrumentos principais, o piano e o acordeon. Como toda a trilha é essencial para um filme, nesse caso é óbvio! As músicas dão ritmo a cada momento, cada cena, cada acontecimento do filme. (Um dia faço um post só sobre o filme).
Eu diria que, sendo o filme a maravilhosa obra que é, em sua totalidade, a trilha sonora é uma experiência paralela. Enquanto escrevo esse texto, estou ouvindo as músicas. E pra mim, ver o filme ou ouvir a trilha são momentos de êxtase, é quase como sair do meu corpo (nossa, que medo!). São as melhores músicas pra viajar, mesmo sem o uso de drogas. Elas carregam a gente pra algum lugar desconhecido, mas que, como diria minha amiga Adri, "dá um bom".

Como já disse 512 vezes, a trilha e o filme são perfeitos! Mas minha música preferida abre, tanto o CD, quanto o filme, e se chama J'y suis jamais allé. Pra quem não conhece, abaixo está o clipe do filme, ao som da música citada:

5 comentários:

fabiano carlos disse...

Realmente, a trilha sonora dá um sabor diferente ao filme e o mais lindo disso tudo é que a trilha tem como função incrementar a cena, e isso acontece o tempo todo.
Bom eu amo Amélie, pra mim também é o melhor filme.
Quero ler logo o texto que vc vai escrever sobre o filme. *---*
beijos Pedro, adoro aqui.

Renuska disse...

Não acho que amelie seja o melhor filme do mundo.
(docontraooi)

Luc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luc disse...

ããi, eu nem apagay meu comentário... /think

mas dizia mais ou menAs o seguinte:

acho inclusive que a trilha foi desenhada para o filme (primeiro gravaram as cenas, depois comporam em cima, para leigos) ou foi ao inverso, pq tudo se ajusta muito bem.
demorei assistir pois esperei passar a febrinha, e amei.amo.

de volta ou blooog \o/

estela fonseca disse...

Não acho que amelie seja o melhor filme do mundo.2

e a trilha é tão boa q o seco bota pra correr o pessoal na finaleira do macondo /hi.