sábado, 2 de agosto de 2008

The High Priestess of Soul...

Alguém ainda não sabe que eu sou viciado em Nina Simone? Mais do que em chocolate e coca-cola! Ultimamente tenho incomodado todos os meus amigos, falando da Nina. Já faz um tempo que conheci a música dela, mas a cada cd que escuto, a cada música, fico mais viciado! Esses tempos, comprei o dvd Nina Simone Live at Montreaux. É perfeito! Pena que não existe um dvd com todas as músicas da carreira dela.
Nina Simone foi uma das maiores pianistas e cantoras de jazz. Faz parte da chamada família real do jazz, junto com Ella Fitzgerald e Billie Holliday, que também gosto muito. Nina estudou piano clássico na famosa Julliard School of Music, em Nova Iorque. Além de pianista e cantora, ela compunha muitas de suas canções e foi uma ativista política ferrenha. Compôs várias músicas de protesto, geralmente chamando atenção para os problemas enfrentados pelos negros nas décadas de 60 e 70.
Nos seus shows, pude conferir no dvd e em vídeos no YouTube, ela era vezes alegre e simpática, vezes carrancuda e briguenta, talvez por sofrer de transtorno bipolar. Não aceitava barulhos, ruídos ou outras músicas durante se show. Uma das melhores partes do dvd de Montreaux, é quando Nina pára a música Stars para mandar que uma menina se sente. Depois de ter sua ordem executada, Nina retoma a canção.
Dona de uma voz muito forte, como nenhuma outra que já ouvi, e de um talento excepcional para o piano, essa lenda do jazz não se considerava uma cantora. No dvd, ela agradece ao público e explica ser apenas uma pianista que canta, não uma cantora... O que seria, então, se ela fosse uma cantora?
Escuto várias outras coisas, no computador e no mp3, mas Nina está sempre por perto! E quando sinto saudade, meu playlist só tem uma dona, a Dra. Nina Simone. Nina se tornou doutora honoris causa em música pela Universidade de Massachussetts e pela Malcolm X College. A partir de então, exigia que fosse chamada de Dra. Nina Simone.
Infelizmente, Nina morreu em 2003, aos 70 anos. Mas, graças a Deus, uma alma bondosa inventou o dvd, e assim posso ver o show da Nina quantas vezes quiser! Dizem que um filme sobre a vida dela está em faze de produção, e quem foi escalada para o papel foi a cantora Mary J. Blige. Gosto dela, mas acho que existem atrizes mais parecidas, fisicamente, com a Nina, e que poderiam interpretá-la mais fielmente. Terei que esperar, para ver o resultado...

Enquanto isso, sigo ouvindo Nina Simone!

Um comentário:

fabiano carlos disse...

Adorei a qualidade do texto, as informações precisa. E você tem mesmo um bom gosto, realmente é uma grande diva. Bom você viu que ela me tomou já. Agradeço o comentário. E sempre vou querer músicas. (risos)

Beijos Pedro.