segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cantora kitsch!

Atualizando, depois de muito tempo... Hoje escolhi uma cantora que eu gosto há bastante tempo, e que não ouvia há bastante tempo, também... Esses dias, resolvi colocar no meu playlist, e lembrei que eu realmente gosto dela, então, achei que deveria falar sobre ela aqui...
Regina Spektor é uma cantora russa, criada nos Estados Unidos. O fato de ser russa, faz com que eu goste dela! Não que eu goste especificamente de russos, mas ela é tão fofa, que desfaz as idéias que eu tenho de pessoas nascidas na Rússia... É meio doido, eu sei...
Bom, Regina é cantora, compositora e pianista. Lançou seu primeiro disco em 2001, o 11:11. Eu tenho esse disco no computador, mas confesso que não dei muita atenção a ele... O segundo disco, Songs, foi lançado em 2002. Desse, eu conheço duas músicas: Samson e Ne me quitte pas (não confundam com a música de Jacques Brel, lindamente interpretada por Maysa, e trilha sonora da mini-série Presença de Anita).
Já o terceiro disco, Soviet Kitsch, de 2004, eu tenho, e gosto bastante. Minhas músicas preferidas são: Poor Little Rich Boy e Us. Mas, na minha opinião, o melhor trabalho de Regina é o seu 4º disco, Begin to Hope, de 2006. É o disco que deixou Regina famosa, e um pouco conhecida aqui no Brasil. Eu conheci a moça ao ver o clipe (lindo) de Fidelity, a música mais fofa do disco. Mas não é a única música boa, claro. Better, On the radio, Hotel Song, 20 Years of snow e Edit são diferentes entre si, e todas ótimas de ouvir.
Regina é associada ao movimento anti-folk de New York, e esse movimento tem como principal característica o experimentalismo. No caso da música de Regina, podemos notar isso através do piano, tocado pela própria, e pelas diferentes e estranhas flexões de voz da moça, que tornam as músicas muito interessantes.
Em entrevistas recentes, Regina disse estar trabalhando no seu quinto álbum, que deve ser lançado no começo de 2009. Eu, como sempre, espero ansioso por mais um disco com músicas fofas e experimentais de Regina Spektor.

Aqui, para quem ainda não conhece, vou postar dois vídeos da moça. Normalmente posto só um, mas hoje vai ser diferente.
O primeiro é o clipe de Fidelity. Foi vendo esse clipe na tv que eu conheci Regina, como disse anteriormente. Além da música linda e fofa, o clipe é perfeito, com fotografia e direção de arte impecáveis:


O segundo, é uma apresentação ao vivo, da música On the radio, que eu adoro! Aproveitem:

4 comentários:

Anônimo disse...

nunca tinha visto nada sobre ela
mas curti o clipe viu

Anônimo disse...

vlw por visitar emu blog
^^
boa tarde pessoa

cmo vai a vida?

fabiano carlos disse...

que lindo o seu texto. eu conheço reginha desde 2004, e desde então ela está sempre em meu playlist.

beijos querido.

Pedro disse...

amo ela ♥
as informações sobre ela muito bem vindas tb ;]